domingo, 3 de março de 2013

metáfora visual

2 comentários:

  1. A metáfora tem um poder de metamorfosear a realidade. Pensa-se em quais seriam os domínios conceptuais envolvidos na geração do sentido. Será que estamos diante de uma situação semelhante à metáfora verbal com dois domínios (fonte e ealvo)? Forceville se dedica a tentar explicar essas questões. Meus estudos atuais se voltam para buscar algumas respostas para esses questionamentos e como a mente humana dá conta de trabalhar o literal/metafórico em imagens e gerar sentidos.

    ResponderExcluir
  2. Um livro interessante para elucidar algumas questões acerca da metáfora visual encontra-se no livro de Charles Forceville - Pictorial Metaphor in Advertising, de 1996. Ainda podemos ver algumas ampliações das tipificações das metáforas em Rosa Lidia Coimbra
    (COIMBRA, Rosa Lídia, "Quando a Garrafa é um Porco: Metáforas (Verbo)Pictóricas no Texto
    Publicitário", Actas do XV Encontro Nacional da Associação Portuguesa de Linguística, I vol., Braga: APL, 2000, pp. 243-253) disponível em http://sweet.ua.pt/~f711/documentos/rlcoimbra_15APL_2000.pdf

    ResponderExcluir